Nova pesquisa do Datafolha, divulgado nesta quarta (22) pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que 61% dos brasileiros acreditam que a corrupção tende a aumentar no país. Em julho, o índice era de 56%. Nos últimos dois meses, caiu de 13% para 11% o percentual dos que confiam na diminuição da corrupção. Para 24%, a situação continuará como está, e 3% não souberam responder.
O estudo foi realizado entre 13 e 15 de setembro 3.667 entrevistados, presencialmente, em 190 municípios do Brasil. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa revela ainda que entre a população que reprova o governo Bolsonar, 77% acreditam que a corrupção irá aumentar. Entre os bolsonaristas e empresários, cerca 31% e 26%, respectivamente, apostam na redução.
Segundo o Datafolha, o pessimismo em relação à corrupção é maior entre mulheres, jovens de 16 a 24 anos e pessoas com escolaridade de nível fundamental. Entre os opositores do presidente, 78% acreditam que crescerá a chance da implantação de um Estado antidemocrático no país.
Entre pessoas que declararam votar em Lula nas próximas eleições presidenciais, 70% temem piora na corrupção. Já entre os eleitores do Bolsonaro, a resposta fica entre 38% e 40%.
Com informações de O Globo
Compartilhe no WhatsApp
Comments