DestaquesGeral

Curta essa: Brasil melhora situação de jovens aprendizes

0
imagem: Wilson Dias / Agência Brasil

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o Brasil teve o melhor primeiro semestre em contratações de jovens aprendizes. Entre janeiro e junho, 58.656 jovens entraram no mercado profissional, com carteira assinada, através da política instituída pela Lei 10.097/00.

O número é 8,4% maior que o do mesmo período de 2023, com 54.115 jovens contratados. Em maio, o número de jovens aprendizes ativos no Brasil chegou a 615.401, um volume recorde, representando um aumento de mais de 100 mil indivíduos em relação ao mesmo período de 2023.

PERFIL E EXPECTATIVAS

Uma pesquisa da ONG Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade que há 45 anos capacita e insere adolescentes e jovens no mundo do trabalho, traz o perfil dos atuais aprendizes e aponta suas principais expectativas e aspirações profissionais. O levantamento Satisfação Jovem 2024 ouviu 4.781 jovens aprendizes da instituição em abril. A margem de erro é de 1,5% e a confiabilidade é de 99%.

O público atendido pelo Espro no Brasil têm em média 19 anos de idade. Cerca de 85% estão na faixa etária de 18 a 24 anos, enquanto 15% têm de 14 a 17 anos. Seis em cada dez jovens estão nos primeiros seis meses do contrato de jovem aprendiz, que tem duração de até dois anos em regime CLT.

A pesquisa revelou 84% dos jovens ouvidos apontaram a independência financeira como aspiração relacionada ao trabalho; 72%, o desejo de ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; 68%, comprar uma casa própria; e 52%, sair da casa dos pais.

Cerca de 91% consideram importante ter novas experiências e contato com o mundo do trabalho; 89% acreditam que a experiência os tornam mais responsáveis; 86% sentem que se tornam protagonistas do desenvolvimento pessoal e profissional; e 79% relatam que aprendem a questionar.

Sobre a formação prática nas empresas, 92% dos jovens disseram estar satisfeitos com “Desenvolvimento durante a atividade prática”; 89%, com “Trabalho realizado na empresa”; e 88% com o gestor imediato em seus trabalhos como aprendizes.

com informações do MTE

Compartilhe no WhatsApp

Justiça libera R$ 2,66 bilhões para pagamento de atrasados do INSS

Previous article

Microempreendedores individuais no Brasil sobem para 14,6 milhões, diz IBGE

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *