Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o setor cultural na Bahia perdeu 47 mil postos de trabalho entre 2019 e 2020. os dados confirmam que a categoria foi a que mais perdeu empregos durante a pandemia do coronavírus.
O setor foi o primeiro a suspender as atividades por causa das restrições impostas pela pandemia e é o último a voltar na retomada das atividades econômicas. Segundo ainda o IBGE, o setor encolheu 17,6% , enquanto que a média do mercado foi de 14,1% de redução.
As mulheres somam 57,6% da mão de obra do estado, mas tem grau de informalidade mais alto. De cada dez mulheres, seis não trabalha com carteira assinada (60,7%) e a remuneração é 30% mais baixa (-30,1%) que a média.
SUPORTE E FIM DE ESPETÁCULO
Os artistas e profissionais da cultura tiveram o suporte fundamental do auxílio emergencial, além do recurso da Lei Aldir Blanc. Mas, o impacto foi tão grande que vai ser impossível retornar aos palcos.
A Companhia Baiana de Patifaria, um dos grupos de teatro mais tradicionais da Bahia, anunciou que vai encerrar as atividades depois de 35 anos. Produziu grandes espetáculos de sucesso, como A Bofetada.
Com informações do G1/Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments