DestaquesGeral

Cultura na Bahia perde 47 mil postos de trabalho em dois anos

0
A Bofetada: um grande sucesso da Bahia

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o setor cultural na Bahia perdeu 47 mil postos de trabalho entre 2019 e 2020. os dados confirmam que a categoria foi a que mais perdeu empregos durante a pandemia do coronavírus.

O setor foi o primeiro a suspender as atividades por causa das restrições impostas pela pandemia e é o último a voltar na retomada das atividades econômicas. Segundo ainda o IBGE, o setor encolheu 17,6% , enquanto que a média do mercado foi de 14,1% de redução.

As mulheres somam 57,6% da mão de obra do estado, mas tem grau de informalidade mais alto. De cada dez mulheres, seis não trabalha com carteira assinada (60,7%) e a remuneração é 30% mais baixa (-30,1%) que a média.

SUPORTE E FIM DE ESPETÁCULO

Os artistas e profissionais da cultura tiveram o suporte fundamental do auxílio emergencial, além do recurso da Lei Aldir Blanc. Mas, o impacto foi tão grande que vai ser impossível retornar aos palcos.

A Companhia Baiana de Patifaria, um dos grupos de teatro mais tradicionais da Bahia, anunciou que vai encerrar as atividades depois de 35 anos. Produziu grandes espetáculos de sucesso, como A Bofetada.

Com informações do G1/Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus em alerta com chuvas para os próximos cinco dias

Previous article

Bancários de Itabuna elegem nova diretoria do sindicato

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *