DestaquesMovimentos

CTB propõe conferência nacional dos trabalhadores contra Bolsonaro

0
Em 2010, o Pacaembu ficou tomado

Para intensificar a luta contra o governo antitrabalhadores de Jair Bolsonaro, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) debate com as demais centrais a realização de uma nova Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora).

Isso para unificar todo o sindicalismo nacional contra os retrocessos trabalhistas. O encontro deve ocorrer em abril de 2022, sob o lema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, com vistas a elaborar uma plataforma conjunta a ser apresentada aos presidenciáveis.

Em 2010, em São Paulo, as centrais realizaram a 2ª Conclat, quase 30 anos após a primeira edição. Cerca de 30 mil trabalhadores e trabalhadoras de todo o país lotaram o estádio do Pacaembu para unificar suas bandeiras de luta.

TEMAS ANTIGOS ATUAIS

A primeira Conclat aconteceu em 1981, em Praia Grande, litoral de São Paulo, com mais de cinco mil sindicalistas e trabalhadores de todas as correntes de pensamento do movimento sindical.

Os temas prioritários discutidos remetem aos dias atuais: ataques aos direitos trabalhistas, direito ao trabalho, sindicalismo, saúde e previdência social, política salarial, política econômica, política agrária e problemas nacionais. A responsabilidade maior era lutar pela redemocratização do país, que estava sob o regime militar. A luta contra a repressão aos trabalhadores era um dos pontos de unidade.

Lula fala na 1ª Conclat, em 1981

Com informações da CTB nacional

Compartilhe no WhatsApp

Secretários de Saúde criticam Queiroga por agenda eleitoral própria

Previous article

Rejeitado, Moro é hostilizado ao lançar livro em shopping; vídeo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *