No dia 24/05, um grupo formado por 21 crianças e jovens do bairro de Marcos Moura, da cidade de Santa Rita (PB), tiveram um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano. Eles são do Centro de Formação Educativo Comunitário e apresentaram ao papa um pouco do espetáculo Espaço da Vida na Terra, ‘Laudato si’: um espetáculo de ecologia e arte, que trabalha como base um texto em defesa da Amazônia e da cultura dos povos originários e que divulga o tema da ecologia integral.
O espetáculo leva o nome de uma encíclica do papa e tem como diretor, coreógrafo e roteirista o jovem maranhense, que hoje é educador no CEFEC de Santa Rita, Rodrigo Baima. “Esse espetáculo pertence ao CEFEC, e traz o que esse centro nos proporciona que é a dignidade na vida de tantas crianças e jovens, o centro é um misto de emoções, é sobre dignidade humana”, afirmou o diretor.
Segundo Baima, o encontro foi realizado através de uma ponte com a documentarista italiana e diretora de cinema, Lia Beltrami. Os jovens e crianças levaram os instrumentos para a praça de São Pedro, onde se apresentaram para o Papa e milhares de pessoas do mundo todo ali presentes. O diretor disse que os jovens estavam bem entusiasmados e o Papa demonstrou muita afetividade e alegria em recebê-los.
“Que bonito e que força ver tantos jovens dançando alegres. Vocês não cansam? (Risos) Continuem porque é muito bonito, jovens com essa vida, essa força, esse entusiasmo”, disse o Papa após a apresentação. Baima contou que o pontífice abençoou o grupo e presenteou cada jovem com um rosário.
“É uma marca que entra para nossa história, é muito emocionante porque o papa mesmo debilitado – ele está com um problema no quadril e usando cadeira de rodas – fez questão de levantar e disse ‘quero tirar uma foto com vocês’, e ainda teve a gentileza de abraçar cada jovem ali; nossa comunidade está em festa, Marcos Moura está radiante porque jovens da comunidade estiveram com o Papa, eu soube que as pessoas comentam em todo canto, nas praças, nas ruas, no café da manhã…”, afirmou o jovem.
com informações do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments