DestaquesGeral

Crescem protestos contra Israel na Europa; Londres tem 100 mil nas ruas

0
Em Londres, 100 mil nas ruas

O massacre que Israel está cometendo contra o povo palestino está sendo de alvo de protestos crescentes na Europa. Manifestações ganharam as ruas de várias cidades europeias neste sábado (21). Em Londres, a polícia estima que 100 mil pessoas lotaram o centro da cidade.

Houve manifestação em Cardiff, diante do Parlamento do País de Gales. Em Belfast, na Irlanda, o protesto foi em frente a sede da BBC, com gritos de “vergonha” dirigidos à cobertura do conflito feita pela emissora pública britânica, vista como pró-Israel.

Em Dublin, na Irlanda, cartazes pediam cessar-fogo e suspensão na venda de armas para Israel. Milhares de pessoas condenaram os bombardeios de Israel a Gaza em Roma e Milão, na Itália. Na Alemanha, 7 mil pessoas foram às ruas de Dusseldorf pedir “paz, justiça e dignidade humana” para os palestinos. Houve manifestações em Colônia, Frankfurt, Hanover, Munster e Sttuttgart.

PROIBIÇÃO E MAIS PROTESTOS

Hungria, Áustria, Holanda, Suíça e França baniram ou limitaram protestos pró-Palestina, alegando razões de segurança. A Anistia Internacional lamentou a tentativa de limitar as manifestações. Em muitos países, as autoridades estão restringindo ilegalmente o direito de protestar. Em alguns casos, os protestos foram totalmente proibidos, como em Berna e Zurique, na Suíça. Uma marcha prevista em Berlim foi cancelada pela polícia.

Os protestos na Europa se somam a manifestações gigantes no mundo árabe e islâmico, na sexta (20), especialmente na Turquia, na Jordânia e no Egito. As manifestações podem crescer, pois Israel determinou o fechamento de 20 hospitais no norte de Gaza e mandou as pessoas saírem do território. Panfletos jogados pelo exército israelense dizem que quem ficar será considerado aliado do Hamas.

com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Povos indígenas terão R$ 15 milhões da Lei Paulo Gustavo Bahia

Previous article

Ilhéus inicia reuniões mensais com beneficiários do Bolsa Família

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *