Um estudo da Serasa Experian mostra que a Bahia é o quinto estado do Nordeste em número de tentativas de fraudes de identidade. São 876 tentativas para cada um milhão de habitantes. Somente no mês de outubro foram registradas 13.175 tentativas fraudulentas contra baianos. Os estados nordestino estão com resultados inferiores ao da média nacional, que marcou 1.382 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes.
Foram mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude de identidade, representando uma a cada 8 segundos. No acumulado do ano, as tentativas de fraudes relacionadas com o segmento de Bancos e Cartões lidera com 1,9 milhão. Em segundo lugar, estão as financeiras, com 581 mil tentativas, seguido pelo setor de serviços, com 518 mil. O Varejo aparece em quarto lugar, com 272 mil pessoas que foram alvo e Telefonia em último lugar, com 82 mil.
O setor de telefonia tem sido um dos mais afetados neste ano. No golpe, os criminosos conseguem abrir contas de celular e comprar aparelhos, por exemplo. Com essa primeira fraude, os bandidos usam o comprovante de residência para aplicar golpes ainda maiores. Entre eles estão a abertura de contas em bancos para pegar talões de cheques e cartões de crédito, além de empréstimos.
ORIENTAÇÕES
“A primeira atitude assim que você souber que tem uma dívida que você não reconhece é procurar a instituição financeira. Pode ser o banco, a companhia de telefone ou loja. Caso você esteja negativado, é pedir que a empresa retire o registro das listas de inadimplentes. Se isso não acontecer, o consumidor deve entrar na Justiça com uma ação de declaração de inexistência do débito. O melhor caminho sempre é o acordo extrajudicial, mas o consumidor também pode pedir danos morais, se for o caso”, orienta o advogado Cristiano Sobral, professor de Direito Civil e do Consumidor.
com informações do Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments