A RegiãoDestaques

“Costurando para o Futuro”, Itabuna abraça projeto de ressocialização de presos

0

A presença do secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, representando o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), no lançamento do projeto “Costurando para o Futuro”, do governo estadual, mostra que o município quer contribuir com a reinserção de presos na sociedade.

Brandão Júnior disse que vai levar, ao prefeito, o pedido de Nestor Duarte. “Para que as pessoas que ainda estão processo de ressocialização e até quem já cumpriu sua pena seja aproveitado em casos de contrato para reformas de escolas e obras públicas da cidade”, afirmou.

Durante a cerimônia no Conjunto Penal de Itabuna, no dia 9, o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Guimarães Neto, falou sobre o projeto. “É devolver cidadãos honrados à sociedade. O objetivo do projeto, que se une a outras iniciativas, é que cerca de 150 internos costurem 50 mil fardamentos que serão distribuídos paras outras penitenciárias no estado. A grande vantagem dessa iniciativa é que a cada três dias trabalhados, o interno tem um dia de remissão da pena”, explicou.

Nestor Duarte lembrou que o município tem a Lei nº 2.116, de 2009, que institui um programa de incentivo ao emprego para ex-presidiários. “É uma demanda importante, já que hoje em dia é mais difícil ao mercado absorver uma pessoa que ficou temporariamente privada de liberdade”, disse, destacando que, além da costura dos uniformes, três dias de estudo também dão direito a um dia de remissão da pena.

EM PRÁTICA

Já inserido em Feira de Santana e Salvador, o projeto tem vários cursos, como de marceneiro, eletricista, carpinteiro e computação, fruto de parcerias com empresas privadas.

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome, disse que o trabalho da Secretaria estadual é exitoso e explicou que, antes de integrar o programa, o interno passa por uma terapia ocupacional. “São selecionados e aprendem uma nova atividade. Pelo menos duas mil fardas para os próprios internos já foram confeccionadas pelos internos”, celebrou.

A cerimônia teve ainda a participação de representantes da Justiça, Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), Ministério Público da Bahia e da Polícia Militar.

Com informações Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Mais um calo no pé de Bolsonaro: PGR pede suspensão da MP que dificulta combate a ‘fake news’

Previous article

Preço da gasolina e gás de cozinha em debate com presidente da Petrobras na Câmara

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *