O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não precisa mais esperar. Segundo o portal G1, o grupo de especialistas responsável por analisar a possibilidade de vacinar crianças contra a Covid-19 já se manifestou a favor da aplicação dessas doses.
Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia anunciado, na quinta (16), a aprovação da vacina da Pfizer em dose pediátrica para crianças de 5 a 11 anos. Ainda assim, o minsitro disse que o Ministério só anunciará uma decisão no dia 5 de janeiro. Isso, depois
Queiroga afirmou ainda que pretende colocar o tema sob consulta pública para respaldar o posicionamento a ser tomado pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19. Enquanto vários países já estão vacinando as crianças, o governo brasileiro começa a criar dificuldades.
Criada em agosto para ajudar o governo a elaborar as políticas de vacinação contra o vírus, a Câmara Técnica, em outubro, recomendou que o ministério considerasse a vacinação infantil, inclusive, na hora de planejar a compra de doses para 2022.
O órgão avaliou quatro cenários possíveis e, segundo a ata do encontro, o cenário “ideal para o esquema vacinal em 2022” seria justamente o único a incluir as crianças no cálculo. Na sexta (17), após a Anvisa aprovar a medida, a câmara técnica voltou a se reunir e, por unanimidade, ratificou a concordância com essa vacinação.
Com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments