DestaquesEconomia

Contra o Brasil, Banco Central mantém juros em 13,75% ao ano

0

E não foi dessa vez que o Banco Central daria sua contribuição para reforçar a melhora da economia. Contra os empresários e todos que pedem juros baixos, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano.

Mesmo com a inflação caindo, o Copom indicou que ainda existem riscos, como eventuais pressões globais sobre os preços e incertezas “residuais” sobre a votação do arcabouço fiscal. E não informou quando pretende cortar a Selic.

“O comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, ressalta a nota.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em maio, o indicador fechou em 3,94% no acumulado de 12 meses. Nos últimos dois meses, a inflação vem caindo por causa dos alimentos e dos combustíveis.

GRIFO NOSSO – Segundo os especialistas, ao reduzir os juros básicos, barateia-se o crédito e incentiva-se a produção e o consumo. Isso ajuda a dinamizar a economia e a fortalecer o mercado interno. O difícil é aceitar a tese do Banco Central de que precisa segurar a inflação. Mas, ela não está subindo e, sim, caindo.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna terá ponto facultativo na sexta, dia 23 de junho

Previous article

Igreja Batista Teosópolis de Itabuna anuncia Congresso Gospel

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *