Pesquisa IPC Maps 2024, da IPC Marketing Editora (especializada há 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo), projeta que o consumo das famílias brasileiras vai gerar R$ 7,3 trilhões para a economia do Brasil. Isso representa um aumento real de 2,5% em relação ao ano passado e mostra que o País vem se recuperando no cenário pós-pandemia.
Mais dinheiro na economia aumenta a quantidade de novas empresas. O levantamento aponta um acréscimo de 8,1% no perfil empresarial, resultando em quase 2 milhões de unidades abertas recentemente nos setores de indústria, serviços, comércio e agribusines. Sócio da IPC, Marcos Pazzini lembra que, de 2023 para 2024, a quantidade de empresas subiu 9,2% no interior e 7,0% nas capitais e regiões metropolitanas, contra 8,1% da média nacional.
Em relação aos hábitos de consumo, a IPC Maps mostra a elevada despesa com veículo próprio, comprometendo 12,5% do orçamento familiar. Esse comportamento acontece desde 2020 (início da pandemia), em função da crescente demanda por transportes via aplicativos e deliveries. Esses gastos vêm superando outros setores, inclusive o de alimentação e bebidas no domicílio.
Segundo projeções feitas pela IPC Marketing, o Brasil possui cerca de 205,5 milhões de cidadãos, após a divulgação dos primeiros resultados do Censo de 2022. Destes, 174,3 milhões moram na área urbana e são responsáveis pelo consumo per capita de R$ 38,9 mil, contra R$ 17,3 mil da população rural.
com informações do Bahia Econômica
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