Os bons números da economia aumentaram a confiança dos brasileiros em relação ao consumo. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia, da FGV, registrou alta de 2,5 pontos em julho, comparado a ao mês anterior. Com 94,8 pontos, essa é a terceira alta consecutiva e o melhor resultado desde janeiro de 2019, quando o índice marcou 95,3 pontos.
Segundo a economista Anna Carolina Gouveia, essa boa avaliação à queda da inflação, à recuperação da renda do trabalho e às expectativas em torno do início do Desenrola Brasil, programa do governo para renegociação de dívidas.
O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção do consumidor sobre o momento presente, avançou 1,1 ponto, indo para 76,8 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), registrou alta ainda maior: 3,4 pontos, chegando a 107,4 pontos, maior marca desde janeiro de 2019 (108,5).
E o indicador que mede a situação econômica geral da família subiu 5,5 pontos, chegando a 123,9 pontos (melhor resultado desde fevereiro de 2019). O índice que mede a situação financeira futura subiu 3,7 pontos, chegando a 105.
RESSALVAS
Mas, os pesquisadores da FGV alertam que a evolução da confiança do consumidor registrou perda de ritmo em relação a junho. Além disso, a recuperação da confiança do consumidor tem sido puxada pelas famílias de renda mais alta. As famílias de renda mais baixa ainda não conseguiram recuperar o nível de confiança pré-pandemia, o que pode estar relacionado ao alto nível de endividamento, reflexo, entre outros, da alta dos juros e do aumento da inflação registrado anteriormente.
com informações da Rede Brasil Atual
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