A partir desta segunda (14), o site do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (ACESSE AQUI) poderá ser acessado para consultar valores devidos por bancos e instituições financeiras a pessoas e empresas.
Os valores começarão a ser pagos a partir do dia 7 de março. As informações sobre os valores e a data de resgate estarão disponíveis no portal. Confira como consultar os valores e solicitar o resgate.
ACESSO
Acesse o site e informe o CPF ou CNPJ. Caso o cidadão perca a data do resgate, é possível acessar novamente o sistema, e este, então, irá informar uma nova data para retorno. Caso não consiga acessar a plataforma com CPF ou CNPJ, é necessário fazer o cadastro em gov.br ou aumentar o nível de segurança. Feito isso, é possível ir ao site do Valores a Receber para saber qual o valor disponível e solicitar a transferência.
CADASTRO NO GOV.BR
Para utilizar a plataforma, será necessário realizar um cadastro pelo site ou pelo aplicativo gov.br. “O cidadão precisará [minimamente] de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login registrato”, como era possível antigamente, informou o Banco Central. O login gov.br nível “prata’ ou “ouro” exige um nível maior de segurança, como o reconhecimento facial.
PARA RECEBER OS VALORES
Os valores podem ser recebidos de duas formas: via PIX, na conta registrada no sistema. Nesse caso, os bancos e instituições financeiras precisam ter aderido a um termo específico do Banco Central.
Um outro meio é por transferência bancária. Nessa opção, o usuário deve informar os dados para receber os valores, e a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.
“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, informou o Banco Central.
Com informações do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments