Momento aguardado pela população do sul da Bahia, a construção do Trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) foi anunciada pela BAMIN na última terça-feira (4), com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior, e executivos da empresa. O prefeito Mário Alexandre comemorou a notícia e destacou a relevância do empreendimento para Ilhéus.
“Mais uma alegria, mais um sonho sendo concretizado. Agradeço primeiramente a Deus, ao Governo do Estado e à BAMIN, que tanto têm nos apoiado nesse processo de desenvolvimento social e econômico. Aqui teremos a construção da FIOL, que marca um novo ciclo econômico para Ilhéus, ligando a nossa cidade a outras regiões do país. Também agradeço ao ministro Rui Costa, que é um grande parceiro e busca alternativas para o crescimento de toda a Bahia”, assegurou o gestor.
De acordo com a Prefeitura, em 2021, ao lado do então governador Rui Costa, Mário Alexandre participou da entrega da primeira etapa do conjunto de obras do Porto Sul.
O projeto
O consórcio TCR-10, formado pela brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10, será o responsável por executar as obras em um trecho de 127 quilômetros da ferrovia. Conforme a BAMIN, a ordem de serviço para o início da construção do trecho, que também passa pelos municípios de Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara, deverá ser assinada em até 15 dias.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os serviços somam recursos na ordem de R$ 1,1 bilhão e têm previsão de conclusão em até três anos. A estimativa é que 1,2 mil postos de trabalho sejam gerados, no decorrer da construção do Lote F1.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments