O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) dispõe de novas instalações para acolher pessoas vivendo com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início ao processo de mudança da unidade, que até o momento funciona no CAE III, antigo Sesp.
Segundo a Prefeitura, na semana anterior, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacks Rodrigues, e o conselheiro Jurandir Teles realizaram visita técnica à nova sede, localizada em frente à Praça Misael Tavares, no bairro Cidade Nova.
Para o prefeito Mário Alexandre, “o CTA desempenha um papel fundamental no atendimento ao usuário do SUS. A unidade acompanha cada caso e atende com dignidade as pessoas que mais necessitam de acolhimento. Então, isso é parte do nosso governo, da gestão que cuida de gente e assegura uma saúde integral para todas as pessoas”, declarou o gestor.
A Prefeitura destaca que o CTA é referência para o tratamento das ISTs. A nova unidade vai garantir conforto e evitar exposição dos pacientes, visto que atenderá exclusivamente as patologias descritas. Os serviços ofertados consistem em exames laboratoriais, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, carga viral de CD4, atendimento médico, atendimento com assistente social e programas de Tuberculose e Hanseníase, além de ações voltadas à educação em Saúde e distribuição de preservativos e gel lubrificante.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments