A RegiãoDestaques

Conselho de Cultura vai à Justiça contra Prefeitura de Ilhéus

0
foto: Clodoaldo Ribeiro/WEB

O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus ingressou, neste domingo (29), com um Mandado de Segurança Coletivo contra a prefeitura da cidade, buscando assegurar o pagamento de recursos destinados a projetos culturais aprovados nos termos da Lei Paulo Gustavo. A ação foi protocolada na 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus e na Justiça Federal. Ao todo, 127 projetos foram aprovados por meio dos Editais nº 01, 02, 03 e 04/2024, atendendo a todos os requisitos legais.

Segundo o Conselho, os recursos, que somam R$ 1.617.657,03, já estão disponíveis em uma conta do município, no entanto, caso os repasses não sejam realizados até a próxima terça-feira (31), o valor será devolvido à União, conforme estipula a regulamentação da Lei Paulo Gustavo. Segundo o presidente do Conselho, Althemar Almeida Lima, os fazedores de cultura habilitados e contratados estão sendo prejudicados pela demora da prefeitura em liberar os pagamentos. “Os agentes culturais habilitados assinaram os contratos, mas, até o final da tarde de sexta-feira (27), a prefeitura não havia se manifestado sobre a liberação dos recursos”, afirmou.

Para garantir que os valores sejam repassados e os projetos culturais executados, o Conselho solicitou na ação judicial que a prefeitura realize os pagamentos em até 48 horas. Caso contrário, pede a aplicação de multas e o bloqueio imediato dos valores nas contas municipais. A Lei Paulo Gustavo foi criada para fomentar a cultura no Brasil, especialmente em um contexto de recuperação pós-pandemia, e sua implementação depende da agilidade dos gestores públicos em efetuar os repasses aos projetos aprovados.

Com informações do Conselho Municipal de Cultura

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna registra saldo positivo de empregos em novembro

Previous article

É muito dinheiro: veja os números mais sorteados Mega da Virada

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *