A RegiãoDestaquesMovimentos

Consciência ampla: comerciários de Itabuna contra o racismo e escala 6×1

0
Foto: Sindicato dos Comerciários

Mostrando consciência ampla da luta, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna reforçou, nesta terça (19), o ato político da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) pelo Dia da Consciência Negra, de forma antecipada. Além do combate ao racismo, o evento ratificou apoio à PEC que acaba a escala de trabalho 6×1 com redução da jornada de trabalho e contra o ajuste fiscal imposto pelo mercado financeiro, que penaliza os trabalhadores.

O 20 de novembro é para refletir sobre a resistência do povo negro e os desafios para transformar uma sociedade ainda marcada por desigualdades. “A luta pela igualdade racial caminha lado a lado com a luta dos trabalhadores. Não há democracia real sem justiça social e sem o fim do racismo”, enfatizou Jairo Araújo, presidente da FEC Bahia e diretor do Sindicato.

Segundo os manifestantes, o ajuste fiscal exigido pelo mercado financeiro aprofundado a desigualdade no país. “O ajuste fiscal é uma fatura que o mercado tenta jogar nas costas da classe trabalhadora. Não podemos aceitar retrocessos que aumentam a precarização e dificultam ainda mais o acesso à saúde, educação e outros direitos básicos”, afirmou Araújo.

O sindicalista comparou a escala 6×1 ao trabalho escravo. “É um tipo de escravidão moderna, que priva o trabalhador do convívio familiar, do lazer e do descanso necessário para uma vida digna. Nossa luta é por condições de trabalho mais humanas e justas”, disse.

com informações do Sindicato

Compartilhe no WhatsApp

Feijão geneticamente modificado inibe gases após digestão

Previous article

Com Rui Costa, Augusto Castro consegue investimentos para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *