Após o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) anunciar o congelamento, por 90 dias, o valor do ICMS cobrado pelos estados nas vendas de combustíveis, lideranças dos caminhoneiros criticaram.
Segundo a categoria, essa mudança não vai resolver o problema central do aumento do preço dos combustíveis. “Congela-se o ICMS, e o PPI (Preço de Paridade de Importação) continua. Significa perda de arrecadação para os estados e lucros para os acionistas [da Petrobras]”, disse Edvan Ferreira, uma liderança do Piauí.
O PPI é a política de preços da Petrobras, que repassa para os combustíveis variações do dólar e do petróleo no mercado internacional. Quando os dois sobem, os preços também sobem. O diesel já subiu 65,3% nas refinarias só neste ano, e a gasolina, 73,4%.
ECONOMISTA CONFIRMA
Segundo o economista-chefe da Necton Investimentos, o ICMS é apenas um dos componentes do custo dos combustíveis e, por isso, não deve ter o efeito esperado. “Não vai fazer cair o preço. Vai deixar de piorar. Se subir a gasolina por algum motivo, o ICMS não sobe junto”, explicou.
GREVE MANTIDA
“[O congelamento] É uma medida paliativa, não vai resolver o problema. Os estados também foram beneficiados – e muito – com esses aumentos dos combustíveis. Está na hora de rever a tributação. Mas se a Petrobras não mudar [a política de preços], não irá surtir efeito”, disse Edvan Ferreira, liderança dos caminhoneiros no Piauí.
Marconi França, líder dos caminhoneiros no Recife, disse que não surtirá efeito a longo prazo. “Isso é governo querendo passar mel na boca da categoria. Congela por 90 dias e, depois, eles aumentam o que ficou congelado. Idiota é quem acredita nessas promessas de governo”, afirmou.
Segundo França, a paralisação para o dia 1º de novembro está mantida. “A adesão está animadora, bastante grande. Há pessoas que, na última chamada, eram do contra, mas que agora estão parando pela dor. Eles estão vendo que não dá mais para continuar rodando. Está crescendo bastante o movimento”, acrescentou.
Com informações do Metrópoles
Compartilhe no WhatsApp
Comments