No domingo (2), cerca de 11,2 milhões de eleitores da Bahia estão aptos a votar nas eleições para deputados estadual e federal, governador, senador e presidente.
As mulheres representam mais da metade do eleitorado do estado: 5.927.765 (52%) e 5.363.087 homens, 48%. Confira as principais orientações:
> Leve os números dos seus candidatos anotados em um papel ou o santinho que é distribuído. Isso porquê o celular deverá ser desligado no momento de votar e entregue ao mesário.
> Local de votação: pode pesquisar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) CLIQUE AQUI. Digite o número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe; clique em “consultar”.
> Pode votar de camiseta, bermuda e chinelo (proibido traje de praia).
> Horário de votação: das 8h às 17h, seguindo horário de Brasília.
> Documentos: obrigatório apresentar documento oficial com foto, como RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Não é preciso levar o título, mas é preciso saber qual é a zona e a seção eleitoral.
> Espere o(a) mesário(a) registrar o seu título antes de entrar na cabina de votação e exija o seu comprovante.
> É permitido pedir ajuda aos mesários, mas somente a respeito da ordem de votação, nunca sobre o voto. Caso seja necessário, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode ser auxiliado por pessoa de sua escolha, sendo permitido inclusive que o ajudante digite os números na urna. O auxiliar deverá se identificar perante a mesa receptora de votos.
> Pode comparecer com adesivos dos candidatos no local de votação, mas não pode fazer campanha aberta e nem boca de urna.
> Pode também baixar o App e-Titulo.
> Proibido o porte de armamento a menos de 100 metros da seção eleitoral, mesmo que possua porte legal de armas ou licença estatal.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments