DestaquesGeral

ConecteSUS para comprovar vacinação segue com falhas

0

Uma ferramenta importante para controle e comprovação da vacinação contra a Covid-19, a ConecteSUS segue com falhas e instabilidade, dificultando a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 para quem já recebeu duas doses.

Segundo relatos, entre os problemas estão suspeitas de fraude, ausência de doses, erro nas marcas das farmacêuticas das vacinas, informações desencontradas e até mesmo inexistentes. Isso dificulta para que estados e municípios adotem a ferramenta como “passaporte” de vacinação para entrar em lugares.

No Rio de Janeiro, a prefeitura adiou, no fim de agosto, a exigência do comprovante de vacinação por instabilidade na plataforma. Elisa Dourado, de 25 anos, conta que recebeu a primeira dose de CoronaVac em 10 de agosto e que o dado não entrou no ConecteSUS. Quando foi tomar a segunda, nesta semana, a vacina ainda não constava do sistema, assim como o número do lote do imunizante

Na Bahia, a estudante de Psicologia Giovanna Cruz recebeu a primeira dose de Pfizer em 16 de agosto em Feira de Santana. “Fiquei acompanhando o aplicativo, mas até hoje nada apareceu. Imaginei que fosse pela demanda da vacinação, talvez tivessem atrasado para pegar e cadastrar os dados”, disse.

O QUE DIZEM

Ao Globo, profissionais de saúde atribuem o represamento de dados ao aumento da demanda durante a pandemia, diante dos números de casos e de hospitalizações. Em alguns locais, registros são feitos à mão por falta de equipamentos, de internet ou de funcionários, para só então serem digitalizados.

Segundo o Ministério da Saúde, estados e municípios são responsáveis por encaminhar as informações para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que deve disponibilizá-los à população no sistema em até 72 horas. O sistema traz um suporte no menu chamado “Fale com o ConecteSUS”. A ferramenta é gratuita.

Com informações de O Globo

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus oferece tratamento moderno contra varizes calibrosas

Previous article

“Funcionários fantasmas” do filho tinham endereço de casa do presidente

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *