O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou crédito de R$ 3,16 bilhões para a Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia S.A. O valor corresponde a 80% do total a ser investido no projeto Babilônia Centro e é o maior volume já financiado pelo banco para um empreendimento de geração renovável.
Localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, o Babilônia Centro é resultado de uma joint-venture entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal. O projeto deverá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 1,37 milhão de domicílios a partir de outubro de 2025.
“Essa operação reforça o compromisso do BNDES com projetos de geração renovável de grande escala, na busca por uma matriz energética cada vez mais sustentável para o Brasil, com produção de energia limpa e estímulo à descarbonização”, afirmou o presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante.
A estimativa é de que sejam criados 1.500 postos de trabalho diretos e 3.000 indiretos durante a fase de implantação do empreendimento. Após a conclusão, o complexo eólico deverá empregar diretamente 80 funcionários e indiretamente outros 150 trabalhadores.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments