A RegiãoDestaques

Companhia Baiana de Pesquisa Mineral faz estudos para destravar a logística econômico do estado

0

Segundo pesquisadores da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a  mineração é o setor que mais depende do transporte ferroviário devido às características físicas e operacionais da movimentação de cargas, mas na Bahia o segmento não tem suporte. Por isso, a CBPM vai realizar um estudo para retratar o cenário atual do transporte de carga ferroviário baiano e apresentar um projeto para destravar a logística que prejudica o desenvolvimento econômico do estado.

“Há algum tempo, nós estamos alertando aos setores públicos e privados sobre a necessidade de criação de um sistema de transporte de carga ferroviário, sobre os inúmeros prejuízos para o estado pela falta de um sistema ferroviário. Agora, nós teremos um diagnóstico extremamente especializado sobre as potencialidades logísticas do estado e proposições para implantação de um modal que atenda ao setor minerário e outros também”, diz Antônio Carlos Tramm, presidente da CBPM.

Para se ter uma ideia, em maio de 2022, a Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) registrou um aumento de mais de 68% em comparação com mesmo período do ano passado, os valores saltaram de R$ 949 milhões para R$ 1,6 bilhão, segundo o Sumário Mineral divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Especialistas acreditam que os números poderiam ser ainda maiores se o estado tivesse um transporte de cargas ferroviário moderno e ampliado.

com informações da CBPM

Compartilhe no WhatsApp

Escola do Legislativo promove Seminário sobre Direito Eleitoral em Itabuna

Previous article

Bahia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *