DestaquesPolítica

Como Lula e Jerônimo, prefeitos e vereadores terão que combater a fome

0

Após o Brasil voltar, em 2022 [governo Bolsonaro], ao Mapa da Fome com 33 milhões de pessoas passando fome, o presidente Lula (PT) lançou o Plano Brasil Sem Fome. São 80 ações e programas com mais de 100 metas pelos 24 Ministérios para garantir acesso à renda, redução da pobreza, promoção da cidadania, alimentação adequada e saudável, produção ao consumo e mobilização para o combate à Fome.

Com isso, 24,4 milhões de pessoas saíram da situação de fome em 2023. O sucesso estimulou o governo Jerônimo Rodrigues (PT) a criar o Bahia Sem Fome, que segue a mesma linha do governo federal, contribuindo para essa redução. Mas, a situação ainda precisa de novas ações, que podem ser produzidas nos municípios, com iniciativas dos prefeitos e vereadores que serão eleitos em outubro.

No Brasil, existem 21,6 milhões de lares pelos 5.571 municípios brasileiros, que enfrentavam algum grau de insegurança alimentar em 2023, segundo o IBGE. Em 7,4 milhões desses domicílios, as pessoas conviviam com um quadro moderado ou grave de insegurança, que consiste na redução da quantidade de alimentos consumidos ou na ruptura em seus padrões de alimentação.

Fundador do Projeto União Solidária, Eduardo Lúcio dos Santos aponta caminhos. “Acredito que o município poderia ter políticas públicas voltadas para o combate à fome, poderíamos ter reuniões, encontros para os projetos e ONGs colocarem suas ideias. Nós, que somos um simples projeto, conseguimos levar ajuda para tantas pessoas. Certamente com o município, com a máquina pública e, principalmente, querendo fazer, teríamos uma cidade mais humana, menos violenta e sem pessoas passando fome”, afirma.

Eduardo Lúcio espera que futuros prefeitos e vereadores tenham um olhar mais humano em relação aos menos favorecidos. “Que tenham empatia e queiram, de verdade, resolver os problemas dos menos favorecidos, não apenas na questão da fome, mas também nas questões básicas, como saúde, educação, esporte e lazer. Espero que os políticos não apareçam somente agora por ser um período eleitoral, mas que permaneçam e cumpram as promessas de campanha”, enfatiza.

com informações da Agência Brasil e Secom Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Estudantes baianos concorrem a prêmio nacional com filme sobre a água

Previous article

Ministra Margareth Menezes celebra equipamentos culturais para 200 mil pessoas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *