DestaquesGeral

Comissão recomenda vacinação de adolescentes contra a Covid na Bahia

0

Reunida nesta sexta (17), a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia decidiu que os 417 municípios baianos devem retomar imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Isso independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente.

Instância deliberativa do SUS, a comissão reúne representantes de todos os municípios baianos e o estado e sustenta a decisão por evidências científicas e manifestações de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O Ministério da Saúde implementou unilateralmente decisões sem respaldo técnico e científico. Diferente da posição ministerial, a Bahia reuniu especialistas, a exemplo da presidente da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire, bem como do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira. Ambos refutam a iniciativa do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidade ou deficiência permanente”, ressalta a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim.

Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias a decisão do Ministério da Saúde.

Até esta sexta, a Bahia vacinou 129.284 adolescentes com idade de 12 a 17 anos, sendo 109.704 sem comorbidades, 16.437 com comorbidades, 1.856 com deficiência permanente e 1.287 adolescentes gestantes e puérperas.

Com informações da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna volta às aulas em formato híbrido dia 25 de outubro

Previous article

Em Itabuna, cursos vão ajudar mulheres vítimas de violência

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *