A RegiãoDestaques

Comissão da Câmara investigará acordo entre Prefeitura e empresas de ônibus de Ilhéus

0

O prefeito de Ilhéus e as empresas de ônibus Viametro e São Miguel terão muito o que explicar sobre um acordo de R$ 15 milhões. Na tarde desta terça (26), o presidente da Câmara Municipal, vereador Jerbson Moraes (PSD), oficializou a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o caso. A justificativa foram os prejuízos causados às empresas durante a pandemia.

Protocolada por sete vereadores – Tandick Resende (PTB), Enilda Mendonça e Augusto Cardoso (PT), Abrãao Santos (PDT), Vinícius Alcântara (PV), Edvaldo Gomes (DEM) e Baiano do Amendoim (PSDB) – a CEI foi aprovada por unanimidade, com a anuência dos 21 parlamentares.

O contrato prevÊ ainda a obrigatoriedade de 100% da frota voltar a circular, aumento da tarifa, com valores diferenciados para as tarifas urbanas e rurais (mais caras, obviamente), além da redução ainda maior da frota em caso de não cumprimento da parcela acordada. A prefeitura também deve se abster de instaurar processo administrativo contra as empresas para apurar eventual descumprimento do contrato de concessão. E não adotar medidas coercitivas, sanção política, direta ou indireta, visando a retaliação das empresas de ônibus. Por fim, uma isenção de ISS que deverá ter período mínimo de vigência de mais ou menos 2 anos e 4 meses e o combate ao transporte alternativo.

No pedido da CEI, os vereadores questionam a qualidade do transporte, os compromissos de campanha do prefeito, de cancelar o contrato e que as empresas já atuam no município há mais de 17 anos, sem manutenção condizente da frota (portas caindo, corrimão de apoio soltando, superlotação e outras irregularidades). Alegam a falta de entrega de relatórios do Executivo quando solicitados pelos vereadores.

O grupo pede um prazo de 120 dias para concluir a investigação da CEI. Líderes da maioria e da minoria anunciaram a relação dos vereadores membros: Alzimário Belmonte, o Gurita, e Fabrício Nascimento (bloco da maioria) e Cláudio Magalhães (bloco da minoria), ficando Fabrício como presidente, Gurita como relator e Cláudio como membro. Nesta quarta (27), a Presidência publicará a resolução formalizando a Comissão.

Com informações da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Para conquistar as mulheres, Neto debate participação feminina na política

Previous article

Mototaxistas protestam contra aumento da gasolina

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *