A chegada do final de ano é sempre de boa expectativa para o varejo, em vendas e geração de empregos (mesmo que temporários), especialmente com eventos como Black Friday e Natal, além da particularidade da Copa do Mundo de Futebol. Segundo o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), o comércio deve gerar 10 mil vagas temporárias na Bahia.
De acordo com a entidade, as principais vagas ára caixa, empacotador e repositor, sendo que o contrato é de três meses com piso salarial ao redor de R$ 1.500,00. “É uma realidade extremamente positiva, crescente desde setembro temos acompanhado o comportamento do varejo. São três datas importantes e só para a Copa do Mundo no comércio da Bahia a estimativa de vendas é de 49 milhões, um número extraordinário”, informa o presidente do Sindilojas, Paulo Motta.
Quase 20% dos temporários podem ser efetivados em fevereiro com a alta do setor no período e boas previsões de movimentação financeira neste final de ano com o aquecimento das vendas. “As contratações vão depender do que ocorrerá com a economia do Brasil até o início do próximo ano. “As possibilidades dependem disso, do crescimento da economia, mas o que se percebe é que realmente destas contratações temporárias, 20% são absorvidos de forma efetiva”, destaca Edson Piaggio, coordenador da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) na Bahia.
A geração de emprego é de 15% a mais do que no último ano na Bahia, significando que o mercado está voltando a aquecer no pós-pandemia. O alerta dos recrutadores é para que os candidatos sejam claros ao expor suas aptidões, características de lidar com público e boa relação com o consumidor.
com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments