De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), medido entre 6 e 12 de outubro, o faturamento do varejo subiu 1,1% na comparação com o período comparável de 2022. Esse crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 5,5%. O comércio presencial teve vendas 0,7% maiores no comparativo anual.
Analisando o Dia das Crianças, o segmento que teve a maior alta foi o de turismo e transporte, com crescimento de 9,8% em relação ao ano passado. Recreação e lazer cresceram 6,5%, enquanto o faturamento em móveis, eletro e departamento foi 3,5% maior.
Quebrando a expectativa, o segmento de brinquedos (que tem vendas maiores na data) caiu 4,7% no faturamento, em relação no período analisado. O setor de vestuário e artigos esportivos caiu 3,3%. A maior retração foi do setor bares e restaurantes: – 12,7%.
FAMÍLIAS VIAJARAM
“O resultado do varejo no Dia das Crianças indica que as famílias aproveitaram o feriado prolongado para viajar. O crescimento significativo do faturamento no e-commerce, por exemplo, foi influenciado principalmente pelo setor de turismo e transporte”, diz o vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, Carlos Alves, explicando que, parte do fenômeno é pelo fato de o feriado ter caído em uma quarta-feira, sem emenda com o final da semana como neste ano.
POR ESTADO
Analisando o desempenho do varejo presencial em cada Estado, o ICVA mostra que as maiores altas ficaram com Maranhão (+6,4%), Mato Grosso do Sul (+5,8%), Amazonas (+3,3%) e Rio Grande do Sul (+3,3%). Já a maior queda foi no Distrito Federal (-6,4%). Em São Paulo e Rio de Janeiro, houve quedas de 0,5% e de 0,3% no faturamento do varejo em relação a 2022.
Mensalmente, o ICVA acompanha o faturamento do varejo brasileiro de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo. São quase 1 milhão de varejistas credenciados e o peso de cada setor no resultado geral é definido por seu desempenho no mês.
com informações do Mercado & Consumo
Compartilhe no WhatsApp
Comments