Além de proporcionar diversão a milhões de baianos e turistas, o Carnaval vai fazer o comércio e o turismo baianos “pularem de alegria”. A estimativa da Fecomércio-BA é de que o comércio deve faturar R$ 1,2 bilhão em fevereiro, nos setores mais vinculados à festa, como supermercados e vestuário. Já o turismo, segundo projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), deve movimentar R$ 2,7 bilhões.
“O impacto deve ser direto e indireto. No primeiro caso, são as pessoas comprando alimentos, bebidas, roupas e decoração para organizarem as suas festas em casa com a família, amigos ou participando de eventos públicos e privados. E da forma indireta, são as empresas que prestam serviços e que adquirem produtos do comércio para atender a um publico folião, seja no próprio Carnaval de rua de Salvador, seja em eventos particulares ou em bares, restaurantes, hotéis, pousadas etc”, analisa o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
A projeção da CNC indica o turismo na Bahia como o quarto em faturamento no País, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Sem dúvida, o estado é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Infelizmente, as passagens aéreas estão muito caras, mas, mesmo assim, os voos devem chegar cheios nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. O que pode acontecer é uma alteração no perfil dos gastos dos consumidores, que podem optar por pousadas mais em conta para compensar o bilhete aéreo mais caro”, pondera Dietze, ressaltando que, “quando o turismo cresce, toda a economia se fortalece em toda a sua cadeia produtiva”.
com informações do Bahia Econômica
Compartilhe no WhatsApp
Comments