DestaquesEconomia

Comércio baiano expande vendas em 2,3% no primeiro trimestre

0

Dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, vinclada à Secretaria de Planejamento da Bahia, mostram que o comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 2,3% no primeiro mês de 2022, frente ao mês imediatamente anterior. Os números foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento.

No cenário nacional, os negócios registraram crescimento de 0,8%, no mesmo período. De acordo com a SEI, o resultado positivo em janeiro, na avaliação com ajuste sazonal, é reflexo da retomada do auxílio emergencial e uma percepção mais favorável sobre o mercado de trabalho.

O levantamento revela que três dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas tiveram crescimento, comparando janeiro de 2021 com o mesmo mês desse ano: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (24,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (11,9%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%). Além disso, destaca-se o expressivo aumento do setor de veículos, motos, partes e peças, com 49,6% nas vendas em janeiro de 2022, em relação à igual mês do ano passado.

As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo também caíram (-8,5%). A atividade mostrou o terceiro recuo mais intenso na Bahia, em janeiro, mas, por ter o maior peso na estrutura do comércio varejista baiano, exerceu a segunda principal pressão de baixa no resultado geral do setor. As vendas dos supermercados têm o segundo pior resultado do varejo baiano nos 12 meses encerrados em janeiro (-9,7%).

VAREJO AMPLIADO

Com relação ao comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a expansão foi de 4,4% nas vendas, em relação a igual mês do ano anterior. Isso interrompeu a trajetória de queda registrada nos últimos meses e o comportamento resultou no acumulado dos últimos 12 meses, com variação positiva de 8,2%.

Com informações da Seplan

Compartilhe no WhatsApp

Emasa contesta Repórter Brasil sobre análise da água em Itabuna

Previous article

Bolsonaro nomeia presidente da Petrobras, mas quer que ele peça demissão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *