Dois grandes acontecimentos jogando juntos em novembro estão animando o comércio varejista baiano: a Black Friday, que acontece dia 25, e a Copa do Mundo de futebol no Catar, que começa no dia 20. O setor projeta uma boa largada visando o Natal. A expectativa é atrair milhões de consumidores em busca de descontos expressivos.
Uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o período deve movimentar R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento, o número de pedidos on-line deve ultrapassar os 8,3 milhões. Na Bahia, o Sindicato dos Lojistas acredita que as vendas devem crescer em torno de 10% a 15% em relação ao ano passado.
“O e-commerce tem ajudado muito e a maioria das lojas físicas de shoppings e também de rua já trabalham com essa ferramenta, o que impulsiona as vendas. O público gostou da entrega em domicílio durante a pandemia essa opção chegou para ficar”, diz Paulo Motta, presidente do Sindilojas/BA.
ATIVIDADES MAIS AQUECIDAS
O estudo da ABComm revela que as categorias mais aquecidas este ano serão: telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde. Uma pesquisa da Nielsen Brasil apontou que 50% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa durante a Black Friday e que 54% dos fãs de futebol já estão guardando dinheiro para a data.
Em 2021, a Black Friday movimentou mais de R$ 4 bilhões em vendas online. Bens de consumo duráveis, como smartphones e eletrodomésticos, costumam ser os preferidos dos consumidores na data.
“Pesquisas apontam que a Copa será a principal data para a venda dos segmentos de vestuário, alimentação e eletrônicos. Além disso, essa será a primeira Black Friday pós-pandemia sem nenhuma restrição de isolamento”, aposta Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados.
A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, realizou uma pesquisa in-app de intenção de compra com seus usuários brasileiros. Segundo o levantamento, os consumidores do Nordeste pretendem gastar uma média de R$ 258,00.
com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments