Em Salvador, nesta sexta (4), dirigentes de vários sindicatos de comerciários, e outras categorias, participaram da posse da nova diretoria da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-BA). Além disso, contribuiram para construir o planejamento estratégico da entidade, que termina neste sábado (5), na sede do Sindicato dos Comerciários.
Deixando a Presidência, Reginaldo Oliveira resgatou a história da criação da FEC-BA, lembrando a dificuldade para fundar e estruturar a Federação. “Conseguimos realizar muitas coisas, filiando e organizando vários sindicatos. Superamos as dificuldades e consolidamos nossa entidade. Agora, entramos em uma nova fase com Jairo na Presidência, para avançar muito além do que já foi feito”, afirmou.
Ao assumir o mandato como presidente, Jairo Araújo reafirmou que a FEC-BA tem a tarefa de ajudar a mudar o Brasil. “As eleições de outubro são fundamentais para a classe trabalhadora e nós vamos trabalhar isso junto aos comerciários da Bahia. A Federação será um polo aglutinador dos sindicatos. Temos que ir além da luta econômica e resistir aos ataques do governo Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores. Vamos fazer um trabalho para melhorar a ação das nossas entidades”, destacou.
Presidenta do SintraSuper (trabalhadores em supermercados de Salvador) e da CTB Bahia, Rosa de Souza enfatizou que o ano será de lutas importantes. “As centrais contam com FEC para recuperar conquistas históricas e fortalecer nossos sindicatos. Precisamos mostrar aos trabalhadores que é essencial eleger políticos compromisssdos com a classe trabalhadora. Temos certeza que a FEC será bem conduzida por Jairo e a nova diretoria. Contem com a CTB”, disse.
APOIO DAS ENTIDADES
Pesidente do Sindicato dos Comerciários de Barreiras e Região Oeste, Edson Rodrigues destacou que a FEC irá crescer e contribuir com a organização da categoria comerciária no estado. “Nossa sindicato está à disposição para ajudar nessa missão que será conduzida por Jairo nos próximos anos”, enfatizou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de Irecê, Rafael Sydartha, “a FEC tem tudo para avançar na organização e no apoio aos sindicatos, tanto nas campanhas salariais quanto na organização e nas lutas políticas”.
Falando em nomes dos comerciários de Salvador, Renato Ezequiel lembrou que a luta conduzida por Jairo na FEC é de todos, especilamente contra a regressão das leis trabalhistas e a ataques aos trabalhadores.
Zilar Portela, presidenta da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde, destacou que Jairo “tem jogado papel nas lutas de várias categorias na região Sul e vai levar essa marca na condução da FEC, em um ano estratégico para a lutas dos trabalhadores”.
Compartilhe no WhatsApp
Comments