DestaquesEconomia

Começa dia 20 o saque extraordinário de até R$ 1 mil no FGTS

0

A partir da próxima quarta (20), trabalhadores nascidos em janeiro poderão fazer o saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS. Desde o dia 8, as pessoas podem consultar se têm direito ao benefício, além de valores e datas para receber o dinheiro. A checagem pode ser feita pelo site da Caixa, por uma versão atualizada do aplicativo FGTS e nas agências da Caixa.

O dinheiro das contas do fundo só pode ser sacado, em geral, em situações específicas, como na demissão sem justa causa, na compra da casa própria ou na aposentadoria. Mas, no último mês, o governo publicou Medida Provisória liberando o saque extraordinário.

No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.

Segundo a Caixa, o pagamento vai até 15 de junho, conforme o mês de nascimento do trabalhador. Os primeiros a receber serão os nascidos em janeiro, a partir do dia 20. A retirada será possível até 15 de dezembro. Qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar.

Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito por ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo. Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por exemplo.

com informações do G1

Compartilhe no WhatsApp

Varejistas faturam mais pela internet do que por loja física

Previous article

Inovação: federação de PT-PCdoB-PV terá 30% de mulheres e cotas étnicas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *