Data maior do povo baiano, o 2 de Julho representa a consolidação definitiva da Independência do Brasil. Nesta terça-feira, milhares de pessoas e entidades sociais foram às ruas de Salvador para celebrar a Independência da Bahia. Mais uma vez, a festa teve a presença do presidente Lula e sua esposa Janja, que acompanharam o governador Jerônimo Rodrigues e outras autoridades.
“Poder participar da caminhada do 2 de Julho, em Salvador, é sempre motivo de muita emoção. A alegria e a simpatia do povo baiano são contagiantes. Precisamos transformar essa data em uma festa nacional. O presidente da República tem que participar do 7 de Setembro e do 2 de Julho oficialmente. Essa data precisa entrar no calendário da Independência do Brasil”, afirmou Lula em suas redes sociais.
O cortejo segue o mesmo roteiro dos heróis e heroínas que expulsaram definitivamente as tropas portuguesas do País, nove meses depois de Dom Pedro I ter anunciado a independência do Brasil, em 1822. “Coroamos mais uma celebração ao 2 de Julho. Dia especial, mais uma vez ao lado do nosso presidente Lula, celebrando a força da nossa revolução. Mais uma vez, comemoramos a gloriosa vitória que mulheres, indígenas e negros conquistaram na nossa Bahia. É a nossa independência sendo celebrada por quem a conquistou: o povo”, postou o governador em seu perfil no Instagram.
Várias entidades dos movimentos sociais marcaram presença, como a CTB Bahia, APLB-Sindicato, ASSUFBA, Sindicato dos Bancários, SintraSuper, Sindicato dos Comerciários, Federação dos Bancários, Sintracom-BA, Federação dos Comerciários, Federação dos Metalúrgicos, Sinpojud, Fetracom-BA, UBM, UNEGRO, UJS e Cebrapaz.
com informações da CTB Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments