O futuro do Brasil vai debater o futuro do País no maior encontro do movimento estudantil da América Latina. Trata-se do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), que começa nesta quarta (12) e vai até domingo (16), na Universidade de Brasília. Com a presença do presidente Lula, a abertura tem a temática “Em defesa da democracia: o enfrentamento ao autoritarismo e ao discurso de ódio no Brasil”.
A expectativa é que o evento receba mais de 10 mil estudantes de todo o país. A educação e a política vão nortear debates, grupos de discussão, atos políticos e atividades culturais. Ao final, as ideias e sugestões serão sistematizadas e votadas em uma plenária final. A programação completa está no site da UNE.
“Esse 59° Congresso da UE se dá em um contexto de reconstrução, em debates os caminhos para a reconstrução. Além disso, os debates, atos e atividades trazem a questão do combate à extrema direita e em defesa da democracia, e é também o marco dos 50 anos do desaparecimento do ex presidente da UNE, Honestino Guimarães, vamos fazer um ato em sua memória com a presença do ministro da Justiça Flávio Dino e do ministro do STF, Luis Roberto Barroso, reafirmando a luta conjunta entre estudantes, sociedade civil e poderes contra o discurso de ódio”, afirma Bruna Brelaz, presidenta da UNE.
REAFIRMAR BANDEIRAS
Segundo a dirigente, o Conune é o espaço de deliberação dos próximos caminhos da entidade e marca a eleição da nova diretoria da UNE para os próximos dois anos. “As expectativas são de reafirmar nossa bandeiras de luta pela renovação da lei de cotas, democratização do ensino superior, defesa do meio ambiente, pela universidade como um ponto central para pensar a reconstrução do país”, explicou Bruna.
Além de Lula, outras autoridades confirmaram presença no evento, como Nísia Trindade (Ministra da Saúde); Márcio Macêdo (Ministro da Secretaria Geral do Governo); Flávio Dino (Ministro da Justiça e Segurança Pública); Luciana Santos (Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Luís Roberto Barroso (Ministro do STF). Nomes como Valesca Popozuda, Túlio Gadêlha (REDE), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Gabriel Magno (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Márcia Abrahão (Reitora da UnB), também participarão.
com informações da UNE e Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments