DestaquesPolítica

Com jovens, Lula anuncia mais 100 campi de institutos federais

0

Durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, encerrada neste domingo (17) em Brasília, o presidente Lula (PT) anunciou que o governo federal pretende ampliar as unidades de institutos federais (IFs) no país até 2026. Os detalhes do plano de expansão ainda serão definidos. “Nós vamos fazer mais 100 institutos federais neste país para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo”, afirmou.

Com cursos gratuitos, os IFs são instituições especializadas em educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Eles constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008, no segundo mandato de Lula. Os institutos devem garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.

Atualmente, o Brasil conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. São mais de 680 unidades e mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados, nos grandes centros e no interior do País.

“Receber a expansão é um fator importante porque vamos chegar a novos espaços e novas cidades pelas cinco regiões do país, levando a educação profissional e tecnológica pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, que vem abarcando e recebendo a diversidade da sociedade como um todo”, diz Flávio Nunes, vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF SUL).

De acordo com o governo federal, os recursos para a expansão e a consolidação estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estão previstos R$ 3,9 bilhões para a iniciativa.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Orla Sul de Ilhéus recebe novos pontos de ônibus e faixas elevadas

Previous article

Não tem presente melhor: vagas de empregos do SineBahia em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *