O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou, nesta quinta (28), da reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Centro de Convenções do Brasil, em Brasília. O evento debateu o aprimoramento e o fortalecimento de políticas públicas em áreas como Segurança Pública, Assistência Social e Saúde. Além dos governadores, participaram ministros e especialistas de diferentes áreas.
“Acreditamos que, com diálogo e cooperação, vamos construir caminhos para um Brasil mais equilibrado e inclusivo. Aqui, nós conversamos sobre estratégias para fortalecer a segurança pública, garantindo mais proteção à população; ações de desenvolvimento social e assistência que ampliem os direitos e oportunidades para quem mais precisa; avanços na área da saúde, com foco na melhoria do acesso e da qualidade dos serviços; e os próximos passos da reforma tributária, buscando um sistema mais justo para estados e população”, disse Jerônimo.
Na reunião, ganhou destaque a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Ela cria um Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para fortalecer a integração entre União, Estados e Municípios no combate ao crime organizado.
“A Bahia está comprometida em atuar de forma integrada e inteligente para enfrentar os desafios da segurança pública. Precisamos consolidar um planejamento orçamentário que assegure a autonomia dos estados e garanta investimentos a curto, médio e longo prazo. Este é o momento de avançarmos, aproveitando o alinhamento entre os governos estaduais e federal”, destacou o governador.
SAÚDE E SOCIAL
Para a Saúde, a ministra Nísia Trindade apresentou ações voltadas ao combate à dengue, à prevenção da Covid-19 e à ampliação do acesso aos serviços de saúde básica. Ela reforçou a necessidade de cooperação entre Estados e União para garantir o atendimento eficaz à população.
O ministro Wellington Dias apresentou ações na área social, como o Plano Brasil sem Fome, com foco na geração de emprego e empreendedorismo para a população em situação de vulnerabilidade. Ele destacou a necessidade de integrar esforços entre os setores público e privado, além de capacitar trabalhadores por meio de parcerias com o Sistema S e redes educacionais estaduais.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments