A perda de receita causada aos estados, pela mudança na cobrança de ICMS dos combustíveis, será tratada pelo governo de transição de Lula. A equipe já articula propostas para a questão e o presidente eleito planeja uma reunião com os governadores na próxima semana para tratar o problema.
Em junho desse ano, a tributação estadual foi para 18%, em uma estratégia eleitoreira do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os estado tiveram uma reunião sobre o assunto no Supremo Tribunal Federal na quinta (3), quando os governadores se compromteram a apresentar a União proposta de compensação financeira das perdas estaduais.
Cálculos do governador Rui Costa apontam que, somente no segundo semestre deste ano o, governo baiano teve perda de R$ 2,5 bilhões. A ideia entre os gestores é fazer esta negociação diretamente com o novo governo eleito.
GRIFO NOSSO – É importante lembrar que a alta dos preços dos combustíveis no Brasil tem relação direta com a política de preços da Petrobras, atrelada ao dólar. Em sua campanha, Lula se comprometeu a rever essa prática, entendendo que a empresa é estatal e deve ter compromisso com a economia e a população brasileira.
com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments