Em mais um encontro de Natal com os catadores de materiais reciclados, o presidente Lula (PT) anunciou que lançará um programa para que imóveis públicos da União sem uso sirvam para moradia popular. “Tem prédio que dá para ser transformado em moradia. Tem prédio que a gente tem que vender e levar o dinheiro para fazer outra coisa. Tem terrenos que a gente pode fazer a doação para, inclusive, o preço da casa sair mais barato para o povo”, disse.
O presidente fez a declaração nesta sexta (22), na 20º edição do Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua, em Brasília. Participaram mais de 2 mil pessoas, além de ministros e outras autoridades.
Segundo Lula, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos vai fazer a distribuição dos imóveis sem uso. Ele citou como exemplo mais de 3 mil prédios do INSS sem utilidade no momento. “Se não serve pro INSS, serve para o povo que precisa morar, que precisa estudar”, afirmou.
TERRENO PARA CATADORES
No evento, o presidente oficializou a cessão de um terreno da União, de 2,5 mil metros quadrados, no do Distrito Federal, para a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Cerrado. O imóvel vai beneficiar 120 famílias de catadores da associação, que ocupa o local há 23 anos. A presidente da entidade, Raimunda Nonata da Silva, agradeceu. “Estamos nessa luta e somos catadores. Vamos à luta, não [vamos] desistir. Catador, você, que tem um sonho para realizar: acredite!”, enfatizou.
Segundo a ministra da Gestão, Esther Dweck, a iniciativa cumpre a missão dada pelo presidente Lula, dentro do futuro Programa de Democratização dos Imóveis da União, que será formalizado em 2024. “Desde o início, a gente tem mapeado tudo que tem e ver as grandes demandas da população brasileira de habitação, de regularização fundiária, de espaço para ter escolas, hospitais, e ter, também, moradia para muita gente que está precisando”, frisou.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments