DestaquesPolítica

Com Bolsonaro, Brasil fica fora da cúpula do G7 mais uma vez

0

O governo da Alemanha anunciou, nesta segunda (02), que vai convidar quatro países em desenvolvimento para a Cúpula do G7 em junho. Como ocorreu em 2021 e em 2019, o Brasil fica de fora. Jair Bolsonaro passa quatro anos de sua gestão sem ter sido convidado ao evento das principais economias do mundo.

Berlim preside o G7 este ano e convidou os governos do Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia. A lista dos convidados foi anunciada pelo porta-voz do governo Steffen Hebestreit.

O grupo das economias desenvolvidas é formado por EUA, Itália, França, Japão, Canadá, Reino Unido e Alemanha. Mas tem já sido uma praxe dos líderes desses países ampliar a reunião para também ouvir as perspectivas de países em desenvolvimento.

ESNOBADO

Mas, o Brasil que por anos foi um dos países mais presentes ao evento, passou a ser preterido. Em 2021, na cúpula que foi sediada pelo governo britânico, o G7 estendeu o convite para Índia, Coreia do Sul e Austrália. Em 2019, na França, o presidente Emmanuel Macron também fez convites a parceiros e emergentes durante a cúpula do G7. Mas, uma vez mais, o Brasil ficou de fora. Paris optou por chamar Chile, Egito, África do Sul, Senegal, Índia e Ruanda.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Dois dias seguidos sem óbitos por Covid na Bahia

Previous article

Prefeito autoriza e professores de Itabuna terão reajuste de 33,24%

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *