No dia 22 de novembro, o presidente Lula (PT) vai lançar o programa de recuperação e conversão de pastagens degradadas Brasil. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a 6ª edição do Fórum Brasil de Investimento 2023 (BIF 23), em Brasília.
Segundo o ministro, o governo quer regenerar as pastagens entre 10 e 15 anos. A área equivale a 40 milhões de estádios de futebol. “Vamos incorporar mais 40 milhões de hectares ao sistema produtivo usando áreas de pastagens degradadas. Áreas que estão no sistema produtivo já antropizado, mas que não rendem aquilo que deveriam render, mas têm um bom perfil”, disse.
Fávaro disse que o papel do governo será “oferecer oportunidades de financiamentos pelo BNDES e pelo Banco do Brasil, instituições com capilaridade no agronegócio que podem financiar o manejo ao pequeno e médio produtor.”
Mas, não descarta instituições financeiras particulares. “Também estamos abertos a outros bancos privados para o financiamento. Se o custo médio de investimento com equipamentos, armazéns, máquinas, precisa-se de US$ 3 mil por hectare, nós estamos falando de US$ 120 bilhões. Por isso, é importante que fundos privados participem e aceleremos os projetos para obtermos ganhos de oportunidades”, afirmou, ressaltando que o papel do governo é a institucionalidade de boas práticas no agro, buscando a certificação e as boas práticas no mercado de carbono.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments