Segundo informou, em seu blog, o colunista do G1 Gerson Camarotti, um grupo de juristas vai protocolar, nesta quarta (8), na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PL). A base do documento é o relatório da CPI da Covid-19 no Senado.
Entre os juristas, estarão Miguel Reale Junior e Sylvia Steiner, que ajudaram a CPI na tipificação dos crimes que constam do relatório final. “Isso mostra que o resultado da longa investigação da CPI começa a ter consequências práticas”, disse ao Blog o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI.
Durante a CPI, o grupo de juristas coordenado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Junior indicou em parecer que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade na pandemia.
“O Sr. Presidente da República, por atos normativos, atos de governo e conduta pessoal, conspirou, mormente ao longo de março e abril de 2020, contra as medidas sanitárias ditadas pela ciência, adotadas pelo Ministério da Saúde, até que, no final de março, o [então] Ministro Henrique Mandetta envia carta ao mandatário em que anuncia o colapso do sistema se não houvesse mudança de atitude”, diz o parecer.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments