DestaquesPolítica

Com 240 empresários, Lula vai à China para firmar acordos bilaterais

0

Acompanhado de 200 empresários, governadores, parlamentares e ministros, o presidente Lula (PT) viaja para a China entre 26 e 31 de março. No país asiático, fará reuniões com o presidente Xi Jinping e o governo chinês a fim de assinar, ao menos 20, acordos bilaterais. O Itamaraty informou que o governo brasileiro não está custeando a ida do grupo ao país que é, desde 2009, o principal parceiro comercial do Brasil.

Um dos objetivos da viagem é diversificar as relações comerciais. O Brasil quer vender mais produtos industrializados ao gigante asiático ao invés de focar seus esforços na exportação de commodities. Os empresários viajam ao país para auxiliar nesse objetivo.

Atualmente os principais produtos exportados para a China são soja e minério de ferro. “É uma visita de importância comercial, econômica e também política. Ela acontece na sequência da retomada de contatos de alto nível. Ocorre num momento auspicioso, de novo ciclo político no Brasil e na China. O objetivo é o aprofundamento da parceria estratégica global”, declarou à imprensa o embaixador Eduardo Saboia, secretário para Ásia e Pacífico do Itamaraty.

O presidente almeja tratar com os chineses temas como tecnologia, combate à fome, às mudanças climáticas, esportes e outros. “Um dos temas da visita é o desenvolvimento dos países, o que envolve tecnologia, mudança do clima, transição energética e o combate à fome. É um momento em que o Brasil e a China também falam para o mundo, isso também está nos objetivos”, afirmou Saboia.

com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna fiscaliza se empresas cumprem legislação ambiental

Previous article

Políticas de saúde para indígenas são debatidas no sul da Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *