No ano passado, a Coelba identificou e removeu mais de 128 mil ligações irregulares em toda a Bahia. Em média, a distribuidora atuou em 350 situações por dia ou 15 por hora no ano passado. Os 385 milhões de quilowatt/hora de energia recuperados seriam suficiente para abastecer Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, juntos, durante um mês.
Para alcançar esse resultado, a empresa mobilizou cerca de mil profissionais, que realizaram mais de 285 mil inspeções em 2022. Há também o trabalho de inteligência, com investimento em novas tecnologias e equipamentos para aumentar a assertividade das operações.
“A distribuidora adquiriu drones e equipamentos que incrementaram o nosso poder de identificar, previamente, possíveis alvos com fraude. Realizamos, ainda, a substituição de 175 mil medidores, que ajudam a inibir a prática ilegal do furto de energia”, destacou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.
Ele esclarece que furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2022, a Coelba e as Polícias Civil e Militar realizaram 108 operações em conjunto, resultando na condução de 21 pessoas à delegacia.
com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments