Os municípios baianos terão o que há de mais moderno em engenharia e arquitetura para melhorar sua infraestrutura. A União dos Municípios da Bahia (UPB) ampliou suas ações na elaboração de projetos na modelagem 3D, através do Building Information Modeling (BIM).
Para atender bem os prefeitos, secretários e técnicos, a equipe técnica está sendo treinada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para replicar essa tecnologia aos municípios associados, segundo o termo de cooperação feito com a UPB.
Coordenador responsável pelo setor, Jorge Otávio Brandão afirma que a implantação da nova tecnologia BIM é obrigatória e facilitará as aprovações dos projetos. “A capacitação do sistema BIM é uma metodologia de modelagem que vai facilitar as aprovações dos projetos, eles vão ficar bem melhores e terão mais eficiência, com obras extremamente mais rápidas”, destaca.
Só no ano passado, o setor atendeu 122 municípios, com um total de 258 projetos e 200 orçamentos. Os técnicos visitaram 53 cidades para avaliar as demandas dos prefeitos. Com isso, a Coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB promoveu uma economia para os municípios de cerca de R$ 2,8 milhões.
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments