As chuvas intensas que caem no Sul já apresentam seus prejuízos em Itabuna. Segundo a Emasa, vários contratempos afetaram a captação de água nas estações e comprometeram o abastecimento de água na cidade. A empresa informou que opera com apenas 40% de sua capacidade e alguns bairros sofrerão interrupção no fornecimento de água.
Na tarde desta sexta (24), técnicos iniciaram a substituição da motobomba da estação de Rio do Braço, distrito de Ilhéus, em uma ação de manutenção preventiva. Por volta das 3h30 deste sábado, houve a interrupção de energia elétrica na rede que abastece a estação.
As chuvas também causaram empecilho na estação de captação de Nova Ferradas, na zona oeste de Itabuna. Com a cheia do Rio Cachoeira, muitas baronesas, planta aquática de nome científico Eichornia crassipes, entupiram o sistema mecânico das bombas de sucção e a captação teve que ser suspensa. O abastecimento ]foi interrompido nos bairros da Urbis IV, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Esperança e São José, além dos condomínios Top Park, Jubiabá e Gabriela.
DESABRIGADOS E BR-415
Itabuna também já contabiliza muitos desabrigados em bairros como Maria Matos (Rua de Palha), Ferradas e Nova Ferradas, e na Rua da Bananeira, no Lomanto. São famílias que moram às margens do Rio Cachoeira, que subiu quase seis metros e transbordou em vários trechos.
Durante a madrugada, também transbordou o riacho que corta os bairros Santa Inês, São Roque e Fátima. Além disso, na manhã deste sábado, a chuva também interrompeu o tráfego de veículos na rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), trecho nas imediações da Ceplac.
Com informações da Emasa e Prefeitura Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments