A RegiãoDestaquesGeral

Chuvas devem retomar intensidade entre segunda e quarta, diz chefe do Inmet

0

Mais de 30 cidades na Bahia já foram completamente alagadas em meio às fortes chuvas no estado, e a expectativa é que a região ainda sofra com precipitações intensas nos próximos dias, segundo Francisco de Assis Diniz, chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“O que já choveu nesses últimos quatro dias na região sul, sudoeste da Bahia, já equivale a praticamente o dobro da climatologia no mês”, afirma Diniz.

Segundo ele, a previsão “não é boa pela frente”. A previsão é que as chuvas só deem trégua a partir da quarta-feira, com a região ficando sem expectativa de precipitação para o resto da semana do Réveillon, no máximo com chuva fraca e isolada.

“A convergência de umidade que causa muita chuva no período de verão na parte centro-sudeste do Brasil está muito concentrada entre o norte de Minas Gerais e a Bahia, isso vem ocorrendo há vários dias, e aí há menos chuva, até seca na região Sul, e a chuva fica concentrada no norte do país”, diz.

De acordo com Diniz, a situação atual na Bahia já era prevista. “Todos os dias estão sendo emitidos alertas sobre as chuvas intensas, foi avisado bem antes do Natal que a região iria sofrer com chuvas intensas durante o período exatamente do Natal, foi avisado com bastante antecedência”, afirma.

Segundo ele, o fenômeno climático La Niña deve continuar “bem ativo” em janeiro, o que resultará em poucas chuvas no sul do país e a repetição do quadro observado atualmente na Bahia e em Minas Gerais, com novas chuvas intensas.

“Ainda vamos ter quantidades significativas de chuva nessa região em janeiro”, diz.

Com informação CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Contrariando Bolsonaro, secretária da Covid diz que vacina para criança é segura

Previous article

App ConecteSUS volta a funcionar após 13 dias fora do ar

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *