A Bahia está presente no principal evento chocolateiro do mundo, que acontece até essa segunda (1º), na Paris Expo Verdailles. Um dos destaques é o chocolate premium produzido no sul, tendo cacau com certificado de origem. O Salon du Chocolat 2021 reúne 105 expositores e produtores de cacau e chocolate de 30 países.
Outros produtos de micro e pequenas empresas baianas também estão sendo expostos, através do projeto Conexão Bahia Mundo. A ação Sabores da Bahia é uma parceria da Federação das indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae).
Além dos chocolates, estão sendo expostos produtos da agricultura familiar baiana, como cafés finos, biscoitos de tapioca, achocolatados, flocos de milho, açúcar mascavo, geleias e cachaça artesanal. Todos produzidos com apoio do governo estadual por meio projeto Bahia Produtiva.
O coordenador do estande do Brasil no Salon do Chocolat, Marco Lessa, que também organiza o Chocolat Bahia em Ilhéus, Chocolat Amazônia no Pará e Chocolat São Paulo, destacou que Paris é a vitrine europeia para produtos de origem do Brasil.
DESAFIOS
Produtora dos Chocolates Benevides, em Itabuna, Leilane Benevides celebrou. “Estamos em fase de expansão da marca e esse projeto oferece condições de comercializar nossos chocolates na Europa, um mercado com imenso potencial de consumo”, declarou.
Segundo Maurício Manfre, consultor do Sebrae, o maior desafio das pequenas empresas nas exportações não é a parte operacional mas sim a parte comercial do processo.
Com informações do Bahia de Valor e Diário Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments