O sabor do chocolate baiano se destacou na terceira edição do Chocolat Portugal 2024, realizado em Vila Nova de Gaya, no Porto, até este domingo (27). Três marcas da Bahia participam do festival (Bahia Cacau, Unicafes e Natucoa), que tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Foram os quatro dias de programação, com palestras, workshops, apresentações culturais e desfile de moda. O volume de negócios foi projetado em mais de dois milhões de euros, considerando as vendas dos expositores e negócios futuros.
Além da degustação dos chocolates baianos, os visitantes receberam informações sobre os atrativos da Costa do Cacau. Com destaque para a Estrada do Chocolate, uma rodovia temática, localizada entre Ilhéus e Uruçuca, que concentra fazendas produtoras de cacau e fábricas. Lá, turistas têm a oportunidade de conhecer desde a produção do cacau até a sua transformação em doce fino, distribuído para o mercado mundial.
“A Bahia tem no chocolate um produto turístico divulgado no mundo inteiro, pela qualidade e também pelas experiências sensoriais oferecidas na região cacaueira e histórias do escritor Jorge Amado. Além disso, o mercado português é importante emissor de visitantes para a Bahia, com voos diários da companhia TAP”, disse o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
NOVOS MERCADOS
Segundo Marco Lessa, CEO da M21 e organizador do festival, a presença da Bahia é estratégica. “O estado se destaca como uma vitrine do cacau e do chocolate, atraindo o interesse de investidores e visitantes que têm a oportunidade de vivenciar a experiência singular do chocolate e do cacau em uma das regiões mais fascinantes do Brasil: o sul da Bahia”, afirmou.
Para o produtor Josivaldo Silva, “o acesso a novos mercados é crucial e a nossa participação aqui evidencia a qualidade e o potencial de crescimento da produção baiana”. Ele é representante da Brasil Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, localizada em Ibicaraí.
com informações da Setur-BA
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