A RegiãoDestaques

Chocolate de Itabuna ganha medalhas em prêmio internacional

0

No último sábado (9), durante o International Chocolate Awards, três marcas regionais foram premiadas: Jú Arléo Chocolates, Benevides Chocolates e Martinus Chocolates. É a produção baiana de chocolates de origem (com ingredientes específicos de determinada região e que contam com maior concentração de cacau em sua composição), ganhando o mundo e trazendo prêmios para produtores do sul da Bahia.

O International Chocolate Awards é o principal concurso do segmento no mundo e premiou os melhores chocolates das Américas. Agora, os agraciados vão disputar a etapa mundial. Com quatro indicações e três medalhas, a Benevides Chocolates Finos foi a marca baiana mais vitoriosa.

Criada pela chocolate maker Leilane Benevides, a marca é de Itabuna, está no mercado desde 2018 e emplacou a medalha de prata para o chocolate branco Canjica Baiana, além de dois bronzes para os chocolates 43% cacau ao leite clássico e 55% cacau com cupuaçu. “Premiações como essa atestam a qualidade de nossos produtos, pois as avaliações são feitas por jurados que são experts em sensorial de chocolate do mundo. Além disso, permite que a gente consolide a origem Sul da Bahia como um polo produtor de chocolates de qualidade”, diz Leilane.

OUTRAS MARCAS

Sediada na zona rural de Ilhéus, a marca Ju Arléo Chocolates garantiu a medalha de prata com sua barra 36% cacau ao leite com cupuaçu. “O nosso chocolate é produzido desde a árvore até a barra, então nós somos tree to bar. Temos o diferencial de ter todo o cuidado com a produção, desde o plantio, seleção, colheita, quebra, fermentação, secagem, então a gente conhece bem de perto o nosso produto e o cacau sul da Bahia ele tem um diferencial grande em relação a qualquer outro, pois é cultivado no sistema cabruca”, afirma a responsável pelo empreendimento, Juliana Arléo.

Outra medalha de prata foi para a Martinus Chocolates, com sua opção 56% ao leite. Há dois anos no mercado, essa foi a primeira vez que o produtor Rodrigo Morais participou da competição. “Esse tipo de evento coloca em evidência que a Bahia não produz só cacau, mas também chocolate de qualidade, que disputa no topo com fabricantes de várias partes do mundo”, frisa.

com informações da Secretaria da Agricultura da Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Governo Lula antecipa R$ 10 bilhões de ICMS para estados e municípios

Previous article

Bahia lidera ranking em inclusão digital e escolas com internet

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *