A 15ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Ilhéus – Chocolat Bahia 2024, atraiu cerca de 65 mil pessoas para a região Sul da Bahia, gerando um impacto econômico significativo de aproximadamente R$25 milhões. Esse valor inclui a comercialização de produtos, negócios realizados e a ocupação da rede hoteleira, comércio, lazer e serviços.
Marco Lessa, idealizador e coordenador do Chocolat Festival, expressou orgulho ao lembrar que o evento começou modestamente há 15 anos, com apenas duas marcas de chocolates caseiros e poucos expositores. Hoje, o festival conta com mais de 200 marcas de chocolates de origem, sendo 100 dessas marcas provenientes do sul da Bahia. Ele destacou a expansão do ecoturismo e o impacto positivo em diversos setores da economia regional. Além disso, Lessa anunciou que está em negociação com o Governo do Estado para a construção de um pavilhão de feiras, onde planejam implantar o Museu do Cacau e do Chocolate.
Gerson Marques, presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia (Chocosul), que reúne mais de 100 associados, afirmou que, apesar da alta do cacau afetar os preços dos chocolates de origem, as empresas estão fechando negócios e consolidando o projeto do polo chocolateiro. Marques ressaltou que o festival também contribui para elevar a autoestima da região, que se orgulha de produzir um chocolate de qualidade, envolvido pela magia do mundo do cacau.
Compartilhe no WhatsApp
Comments